Com dramaturgia de Sofia Fransolin, a montagem dos alunos do módulo Encenação convida o público a refletir sobre experiências-limite
Por: Isabelle Santos | Comunicação Regional Sesi-SP
15/10/202511:51- atualizado às 11:51 em 15/10/2025
Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o palco do Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba receberá novamente a peça "Se morri já não me lembro: um ensaio para recriar o mundo", espetáculo apresentado pelos alunos do módulo Encenação 2025 do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Sorocaba. As sessões acontecem às 20h na sexta-feira (31) e no sábado (1º), e às 18h no domingo (2). Os ingressos são gratuitos e poderão ser reservadas a partir do dia 17 de outubro, no site Meu Sesi.
O espetáculo que já lotou o Teatro em suas apresentações de estreia, em setembro, agora retorna para uma segunda temporada, que promete conquistar o público novamente.
A direção é assinada por Ana Carolina Santana, Orientadora de Cultura do Sesi Sorocaba, que conduz a montagem em uma abordagem sensível e crítica. A peça busca revelar a dureza dos tempos atuais sem recorrer a fatalismos, apostando na potência da imaginação e da memória.
A trama nasce de uma cena aparentemente vazia, onde duas irmãs habitam um apartamento. O mundo lá fora parece em ruínas: o planeta teria explodido ou foi apenas a televisão que queimou no meio do noticiário? Não há verdades absolutas – afinal, a memória é também um lugar de invenção. Entre fragmentos, recortes e lapsos, o público acompanha o movimento de vida-morte-vida dessas duas personagens que, diante de uma crise humanitária, encontram formas de resistir. Como cacos de uma xícara quebrada, a narrativa recolhe pedaços, corrompe a cronologia e deixa o desfecho em aberto.
O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos. As apresentações são abertas ao público mediante reserva gratuita de ingressos no site Meu Sesi.
O tema “dramaturgas brasileiras”
Em 2025, o módulo Encenação do NAC tem como tema de estudo as dramaturgas brasileiras. Ao longo do processo de criação, os alunos realizaram leituras de diferentes obras escritas por mulheres e promoveram discussões sobre sua relevância na dramaturgia nacional. Foi nesse percurso que o grupo encontrou em “Se morri já não me lembro: um ensaio para recriar o mundo”, de Sofia Fransolin, um ponto de partida fértil para desenvolver sua pesquisa cênica e dar forma ao espetáculo que agora chega ao público.
SERVIÇO:
Local: Teatro do Centro Cultural SESI Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência
Data e horário: 31 de outubro a 2 de novembro | Sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h
Classificação: 14 anos
Informações: ligue (15) 3388-0419 / 3388-0420 / 3388-0428 / 3388-0450
Entrada gratuita – Reservas de ingressos liberadas no Meu Sesi
Os ingressos são válidos até 15 minutos antes do início da apresentação. Se eles estiverem esgotados, uma fila de espera será formada antes do evento. O acesso será liberado conforme a disponibilidade, seguindo a ordem de chegada.