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Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental

As aulas no ensino fundamental da rede escolar SESI-SP são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular do sistema SESI-SP de Ensino, considerando também o que é preconizado pela BNCC. Além disso, conta com recursos como: material didático próprio que engloba as atuais tendências educativas, bibliotecas, espaços maker, laboratórios de informática educativa, de ciências da natureza, de mídias e tecnologias etc., proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sujeito que vive no século XXI.

As avaliações propostas destinam-se ao acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem e tem por objetivo subsidiar as intervenções dos docentes diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes.

Destacam-se três tipos de avaliação: avaliação diagnóstica (antes do início de uma nova aprendizagem), avaliação formativa (durante o processo de ensino e aprendizagem) e avaliação somativa(ao final de uma etapa ou ano letivo).

Tais avaliações tem como objetivo a coleta, a organização, a análise, a interpretação de resultados e informações que contribuirão com o processo de ensino e aprendizagem ao subsidiar as ações dos docentes.

Esse contexto busca promover a autonomia dos estudantes e a construção coletiva por meio da mediação docente valorizando as ações dos estudantes e as intervenções que ocorrem durante todo o processo educativo.

As proposta pedagógica busca dar voz aos estudantes, possibilitando a sua participação ativa por meio da resolução de problemas, da investigação, da pesquisa, da fruição, da comunicação e do desenvolvimento de sua criatividade.

O ensino fundamental visa o desenvolvimento integral dos estudantes e o currículo nessa etapa educativa propõe conhecimentos que possibilitarão aos estudantes se desenvolverem em todas as dimensões - social, física, emocional, intelectual e cultural.

 

Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano - Educação Integral em Tempo Integral

Os estudantes da rede SESI-SP que cursam, em sua maioria, o ensino integral tem em seu dia a dia aulas que fomentam e estimulam a aprendizagem baseada em projetos, experiências de aprendizagem direcionadas à cultura corporal, entre outras propostas curriculares que desafiam as crianças e adolescentes a construírem sua aprendizagem e fazerem novas descobertas.

  • Programação e Robótica;
  • Língua Inglesa;
  • Práticas Sociais e Culturais;
  • Práticas Filosóficas;
  • Cultura Corporal Esportiva.

 

Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Em busca de estar cada vez mais alinhado às necessidades da educação do século XXI, o SESI-SP propõe para o ensino fundamental - 6º ao 9º, além das aulas que desenvolvem as habilidades previstas na BNCC, componentes curriculares que promovem a pesquisa, a curadoria e a criação de soluções inovadoras e efetivas a problemas que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

Para isso, os componentes Eixo Integrador Interáreas e Programação e Robótica são organizados de modo que o estudante tenha o seu protagonismo e engajamento ainda mais potencializado, resolvendo problemas e propondo soluções inovadoras de intervenção, o que reforça a intenção da rede SESI-SP em formar cidadãos que interfiram e transformem a sociedade em que vivem.

 

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