O que está buscando?

“Se Morri Já Não Me Lembro” retorna ao palco do Centro Cultural Sesi Sorocaba em fevereiro

Com dramaturgia de Sofia Fransolin, a montagem dos alunos do módulo Encenação 2025 convida o público a refletir sobre experiências-limite

 Por: Comunicação Regional Sesi Sorocaba
10/02/202610:45- atualizado às 10:45 em 10/02/2026


Foto: Yasmin Rodrigues

O espetáculo “Se morri já não me lembro: um ensaio para recriar o mundo” retorna ao palco do Centro Cultural Sesi Sorocaba nos dias 27 e 28 de fevereiro. Com atuação dos alunos do módulo Encenação 2025 do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Sorocaba, as sessões acontecem às 20h nos dois dias. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservadas a partir de 12 de fevereiro no site Meu Sesi. 

A direção é assinada por Ana Carolina Santana, Orientadora de Cultura do Sesi Sorocaba, que conduz a montagem em uma abordagem sensível e crítica. A peça busca revelar a dureza dos tempos atuais sem recorrer a fatalismos, apostando na potência da imaginação e da memória.  

A trama nasce de uma cena aparentemente vazia, onde duas irmãs habitam um apartamento. O mundo lá fora parece em ruínas: o planeta teria explodido ou foi apenas a televisão que queimou no meio do noticiário? Não há verdades absolutas – afinal, a memória é também um lugar de invenção. Entre fragmentos, recortes e lapsos, o público acompanha o movimento de vida-morte-vida dessas duas personagens que, diante de uma crise humanitária, encontram formas de resistir. Como cacos de uma xícara quebrada, a narrativa recolhe pedaços, corrompe a cronologia e deixa o desfecho em aberto.  

O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos. As apresentações são abertas ao público mediante reserva gratuita de ingressos no site Meu Sesi 

 

O tema “dramaturgas brasileiras” 

Em 2025, o módulo Encenação do NAC teve como tema de estudo as dramaturgas brasileiras. Ao longo do processo de criação, os alunos realizaram leituras de diferentes obras escritas por mulheres e promoveram discussões sobre sua relevância na dramaturgia nacional. Foi nesse percurso que o grupo encontrou em “Se morri já não me lembro: um ensaio para recriar o mundo”, de Sofia Fransolin, um ponto de partida fértil para desenvolver sua pesquisa cênica e dar forma ao espetáculo que agora chega ao público.  

 

SERVIÇO: 

Local: Teatro do Centro Cultural SESI Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência   
Data e horário: 27 e 28 de fevereiro (sexta-feira e sábado), às 20h  
Classificação: 14 anos 
Informações: ligue (15) 3388-0419 / 3388-0420 / 3388-0428 / 3388-0450   
Entrada gratuita – Reservas de ingressos liberadas no Meu SESI 

Reserve seu ingresso

Leia também