Em iniciativa inédita, 19 alunos concluintes do Ensino Médio da rede Sesi-SP vão realizar o sonho de fazer graduação nas áreas da engenharia, inovação, tecnologia e ciências aplicadas, em universidades renomadas como Harvard.
Por: Elaine Casimiro| Amanda Campos | Comunicação SESI
19/06/202411:38- atualizado às 10:22 em 15/07/2024
Do sonho à realidade! Os 19 alunos selecionados para o Programa Passaporte para o Futuro do Sesi-SP foram aceitos nas melhores universidades do mundo. Esse projeto é uma iniciativa inédita da indústria paulista, que, por intermédio do Sesi-SP, ofereceu bolsas integrais para que estudantes concluintes do Ensino Médio da instituição pudessem ter a chance de fazer uma graduação no exterior nas áreas de interesse da indústria nacional: engenharia, inovação, tecnologia e ciências aplicadas.
O programa contou com o apoio da Fundação Estudar, que ofereceu mentoria exclusiva. Com múltiplas aprovações em instituições renomadas como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin Madison e Arizona State University, os alunos embarcam para essa nova jornada em agosto de 2024.
O sucesso do programa é fruto do estímulo à experiência acadêmica de excelência, e trará não apenas desenvolvimento pessoal aos alunos, mas também profissionais dedicados a aplicar o que aprenderam na indústria nacional.
O primeiro vice-presidente da Fiesp e presidente do Ciesp, Rafael Cervone, ressalta a importância desse programa para o desenvolvimento da indústria local, como forma de oferecer experiências, transformar vidas e mostrar que o Sesi-SP contribui com a alta qualificação profissional dos estudantes.
“Agora eles serão os embaixadores das nossas entidades, o Sesi e o Senai. Nossos alunos ajudarão a construir o futuro de um Brasil melhor e mais tecnológico. Essa é mais uma etapa da jornada e estamos muito orgulhosos”, disse Cervone. “E, diante do sucesso dessa primeira turma, o Sesi-SP vai ampliar o programa para 35 bolsas integrais no edital deste ano para ingresso nas universidades no exterior em 2025”.
O Sesi-SP visa promover o fortalecimento da indústria nacional por meio da capacitação de recursos humanos para inovação tecnológica de excelência que impacte os meios de produção, desenvolvimento de produtos e competição no mercado internacional. Dessa forma, os participantes do programa, atuarão em até cinco anos depois de formados, por pelo menos dois anos em indústria brasileira, com sede no Brasil ou com planta em qualquer outro país.
Um dos participantes do programa, Murilo Sorbo Teixeira, 18 anos, sonhava em estudar no exterior, mas acreditava ser mais um sonho impossível, por questões financeiras. Ele conta que agora, este desejo tornou-se realidade, ao ser admitido em 8 universidades. Dentre elas, foi aceito na University of Wisconsin Madison, nos EUA, para o curso de Engenharia da Computação.
“O Programa Passaporte para o Futuro representa uma transformação completa na minha vida, abrindo portas que eu nunca imaginei possíveis e me dando a chance de realizar um sonho”, pontuou o estudante que se formou no Ensino Médio do SESI Sorocaba, onde estudou desde a pré-escola. “O SESI sempre me deu liberdade e suporte para desenvolver meus projetos, me oferecendo oportunidades e recursos essenciais para meu crescimento acadêmico e pessoal. Sempre tive o objetivo de desenvolver tecnologias que possam impactar significantemente a vida das pessoas, portanto, encaro essa oportunidade como um recurso para transformar a vida de pessoas, assim como a minha foi transformada com esse programa do SESI”.
Matriculada no curso Engenharia Ambiental da Arizona State University, Sthefany Fernandes Domingues, 18 anos, explica que nunca pensou em estudar fora do país, então considera o programa Passaporte para o Futuro uma transformação significativa em sua vida.
“Ter a oportunidade de estudar em uma das 500 melhores universidades do mundo abre portas para inúmeras possibilidades e melhores oportunidades no meu desenvolvimento acadêmico e profissional. O SESI teve um papel crucial nessa jornada, pois forneceram o conhecimento necessário sobre o processo de admissão em universidades internacionais, mas também ofereceram todo o apoio financeiro que tornou essa oportunidade possível. Encaro o futuro com muito entusiasmo, os conhecimentos e as experiências que obterei no exterior, especialmente em tecnologias de ponta. Pretendo trazer essas novidades para o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico, tecnológico e sustentável das nossas indústrias. Acredito que, com essas inovações, poderei ajudar a impulsionar o progresso e a competitividade do nosso país no cenário global.”
A aprovação, muito celebrada por todos da família, agora é motivo de muito orgulho para equipe escolar do Sesi Sorocaba, onde estudou desde a educação infantil.
Lista das Faculdades dos alunos aprovados no Programa
As faculdades escolhidas pelos participantes do Passaporte para o Futuro compõem as 500 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2023. Abaixo, as universidades e os cursos nos quais os estudantes estão matriculados:
- Arizona State University (Arizona, EUA): cursos Ciência de Dados, Engenharia Aeroespacial, Biociências Moleculares e Biotecnologia, Engenharia Ambiental
- New York University (Nova York, EUA): Ciência da Computação
- University of Wisconsin Madison (Madison, WI, Estados Unidos): cursos Ciência da Computação, Engenharia da Computação
- McGill University (Montreal, Canadá): cursos Bioengenharia e Engenharia Mecânica
- The Pennsylvania State University (Pensilvânia, EUA): cursos Ciência da Computação
- University of California, Santa Barbara (Califórnia, EUA): cursos Ciência da Computação, Engenharia Mecânica
- Harvard University Cambridge (Boston, EUA): Governo, Economia e Ciência da Computação
- Georgia Institute of Technology (Georgia, EUA): Engenharia Aeroespacial
- University of California Davis (Califórnia, EUA): Ciência da Computação
- University of North Carolina at Chapel Hill (Carolina do Norte, EUA): Ciência da Computação
- University of Delaware (Delaware, EUA): Engenharia Química
- University of Illinois Urbana – Champaign (Illinois, EUA): Engenharia da Computação