O que está buscando?

SESI comemora Dia da Indústria com evento inédito “Na Trilha da Sipat”

Circuito mostrará várias atividades que podem ser contratadas pelas indústrias

 Por: SESI Sorocaba
09/05/201811:53- atualizado às 18:38 em 10/05/2018

Em homenagem ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, o Serviço Social da Indústria, SESI Sorocaba, irá realizar o “Na Trilha da Sipat”. Voltado a profissionais de indústrias da região de Sorocaba, de áreas como Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e membros de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o evento tem como objetivo demonstrar às empresas participantes um circuito de atividades que podem ser realizadas em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), com formato diferenciado das tradicionais palestras.

O “Na Trilha da Sipat” será realizado das 8h30 às 12h, no SESI de Sorocaba. Os participantes serão recepcionados com um café da manhã, no Teatro, onde irão receber instruções sobre a participação no evento, que terá formato trekking, com equipes formadas na hora. Cada equipe deverá completar o circuito, passando cerca de 20 minutos em cada estação, abrangendo diversas temáticas pertinentes à Sipat, como Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde Mental, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social e Alimentação Saudável.
Segundo o coordenador de Qualidade de Vida do SESI Sorocaba, Sérgio Antunes Oliveira, o evento será uma demonstração do que a entidade poderá levar às indústrias durante as Sipat´s.

“Percebemos que as empresas têm cada vez menos tempo para disponibilizar todos os funcionários para as palestras nesses eventos, então pensamos numa forma de abranger diversos temas obrigatórios por lei na Sipat, mas num circuito mais rápido e que poderá ser montado de acordo com a necessidade de cada empresa, levando o tempo máximo de uma a duas horas”, explica.

Na estação de Saúde e Segurança do Trabalho, será realizada uma dinâmica de Slack Line, condicionando com a utilização de equipamentos de retenção de queda, como cintos e talabarte.

No tema Inclusão Social, os participantes serão convidados a simular deficiência visual, andar pelo espaço e adivinhar que frutas/legumes têm na cesta, mostrando a importância de prevenir acidentes incapacitantes e também se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência ao experimentar a dificuldade, bem como a possibilidade em desenvolver as atividades rotineiras.

Em Saúde, serão montadas exposições monitoradas de Prevenção ao Uso de Drogas, com teste para medir o grau de dependência de nicotina; de Sexualidade Segura, com orientações para sexualidade segura; e Vivendo Bem com o Estresse, que visa conscientizar sobre o conceito, sinais e sintomas do estresse e estratégias para administrá-lo de forma mais eficaz, reforçando a qualidade de vida.

Na exposição de Educação Financeira, os participantes farão um teste do Perfil do Consumidor e terão instruções sobre como cuidar das finanças no dia a dia e calcular juros, além de informações sobre consumo responsável.

Na área de Meio Ambiente, serão realizadas duas exposições, sendo uma de consumo consciente da água e outra de resíduos urbanos, além de uma dinâmica sobre como descartar o lixo de forma correta em casa e no trabalho.

Para aprender e intensificar hábitos para uma boa alimentação, a estação da Nutrição irá trabalhar a dinâmica Montando o Prato Saudável, que irá fornecer, de forma prática, informações sobre os alimentos e orientar as escolhas mais adequadas no momento da montagem de um prato.

Na estação de Sustentabilidade, os participantes irão confeccionar uma peça artesanal a partir de resíduos industriais, incentivando a conscientização do descarte correto e do reaproveitamento de materiais.

Já estação Esporte haverá um circuito de exercícios funcionais apresentando a importância do da atividade física e que a prática mesmo que poucos minutos por dia resulta em melhoria da qualidade de vida.

Leia também