O que está buscando?

No Mês da Consciência Negra, tem Contos e Encantarias Antirracistas no Centro Cultural Sesi Sorocaba

A contação de histórias acontece no dia 16 de novembro (domingo), às 15h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site Meu Sesi

 Por: Isabelle Santos | Comunicação Regional Sesi-SP
04/11/202511:18- atualizado às 11:18 em 04/11/2025

Foto: divulgação

No dia 16 de novembro (domingo), às 15h, a Cia. Pé do Ouvido traz os “Contos e Encantarias Antirracistas” para o Centro Cultural Sesi Sorocaba. A contação de histórias, voltada ao público infantil, é livre para todas as idades e os ingressos gratuitos já podem ser reservados no site Meu Sesi 

A apresentação, alinhada ao Mês da Consciência Negra, tem como objetivo despertar o interesse das crianças pelas culturas africanas, fomentando o antirracismo por meio da beleza das narrativas tradicionais, da musicalidade e do protagonismo de uma artista negra no palco. Tatiane Damasceno é a convidada pela Cia. Pé do Ouvido, que se apresenta ao lado de Lilia Nemes, para conceber e realizar essa sessão de histórias tão especial.  

A contação tem início com um mito de origem da Nigéria, “Por que o Sol e a Lua foram morar no céu?”. A história conta que, há muitos anos, o Sol e a Lua viviam juntos na Terra. Ambos queriam receber uma visita da Água, que sempre recusava o convite, alegando que a morada do casal não poderia comportá-la. O Sol e a Lua então constroem uma casa enorme para recebê-la. A Água vai entrando, com uma infinidade de criaturas aquáticas, até preencher toda a casa. Pouco a pouco, o Sol e a Lua sobem cada vez mais e mais alto, até chegarem ao céu, onde estão até hoje. 

Em seguida, as artistas apresentam outro mito, “A origem do tambor”, ligada ao povo bijagós, da Guiné-Bissau. O ponto de partida dessa história é o fascínio dos macaquinhos de nariz branco pela Lua. Eles tentam de toda maneira alcançá-la, até que um deles consegue chegar lá e faz amizade com a Lua, que lhe dá um tambor de presente. Quando o macaquinho volta para a Terra, ele leva consigo o tambor, que então se espalha por todos os cantos do mundo. 

Para terminar, a dupla conta a história “Khethiwa e a mbira”, ligada ao povo xona. Khethiwa era uma menina fascinada pela mbira ou kalimba, um dos instrumentos mais antigos do mundo. Porém, na sua aldeia, meninas e mulheres não eram autorizadas a tocar o instrumento, por meio do qual o povo xona conversava com os ancestrais. Uma intervenção mágica acontece e Khethiwa transforma o seu povo.  

As histórias contadas por Tatiane e Lilia são entremeadas pela interação com as crianças, por brincadeiras e por cantigas tradicionais africanas, afro-brasileiras e músicas originais. 

 

SERVIÇO 

Local: Foyer do Teatro do Centro Cultural SESI Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência  
Data e horário: 16 de novembro (domingo), às 15h  
Classificação: livre  
Informações: ligue (15) 3388-0419 | 3388-0420 | 3388-0428 | 3388-0450  
Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo site Meu Sesi  

Os ingressos são válidos até 15 minutos antes do início da apresentação. Se eles estiverem esgotados, uma fila de espera será formada antes do evento. O acesso será liberado conforme a disponibilidade, seguindo a ordem de chegada. 

Reserve seu ingresso

 

Leia também