Atividade gratuita acontece no dia 29/10, às 19h45, dentro da programação do ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos
Por: Comunicação Regional Sesi-SP
16/10/202510:14- atualizado às 10:14 em 16/10/2025
A 33ª edição do ECOCINE em parceria com o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza no dia 29 de outubro, às 19h45, a palestra “Minha câmera é minha flecha – o audiovisual como ferramenta de luta, resistência e construção de memórias”, no Centro Cultural Sesi Sorocaba. A atividade é gratuita e propõe reflexões sobre a importância dos povos indígenas contarem suas próprias histórias a partir de seus olhares e narrativas, utilizando o audiovisual como instrumento de visibilidade, partilha e valorização de memórias e perspectivas únicas. É a câmera como flecha de informação, resistência e construção de identidades. Os ingressos podem ser reservados no site Meu Sesi.
O bate-papo acontecerá após a sessão de curtas de animação infantil, que começa às 19h e faz parte da programação do ECOCINE. A palestrante será Natália Tupi, natural de Parintins (AM), que atua há 15 anos na Fotografia e no Audiovisual como cineasta, produtora e educadora popular. Criadora da Ancestralidade Visual, ela utiliza o audiovisual como ferramenta de resistência dos Povos Originários e Tradicionais. Concluiu o Curso Livre de Cinema na AIC-SP em 2023, foi indicada à lista VOZES30 (2024) e integra a Rede Katahirine.
A palestra integra o ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, que chega à sua 33ª edição, reafirmando seu pioneirismo e relevância global. Criado no Brasil em 1992, o festival consolidou-se como o único evento internacional que integra de forma estruturada as temáticas ambientais e os direitos humanos, ampliando o alcance e a potência do discurso audiovisual.
SERVIÇO
Sessão de Curtas - Animação Infantil
Local: Teatro do Centro Cultural SESI Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h
Classificação: livre
Informações: ligue (15) 3388-0419 | 3388-0420 | 3388-0428 | 3388-0450
Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo site Meu Sesi
Palestra “Minha câmera é minha flecha – o audiovisual como ferramenta de luta, resistência e construção de memórias”, com Natália Tupi
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h45
Local: Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba | Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência
Ingressos: entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo site Meu Sesi
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Gestão: idg – Instituto de Desenvolvimento Social
Os ingressos são válidos até 15 minutos antes do início da apresentação. Se eles estiverem esgotados, uma fila de espera será formada antes do evento. O acesso será liberado conforme a disponibilidade, seguindo a ordem de chegada.